Últimos dias de inscrição para cursos do MedioTec na rede estadual

MEDIO TECTerminam nesta quinta-feira (20) as inscrições para 2.224 vagas ofertadas ofertas pela Secretaria da Educação do Estado em 31 cursos da nova modalidade de Educação Profissional e Tecnológica: o MedioTec. Esta oferta é dirigida aos estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio, que poderão fazer o curso técnico no turno oposto aos quais fazem o ensino regular. As vagas são para 51 municípios e as inscrições, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrerem, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

O programa é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é proporcionar aos estudantes uma formação profissional e ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, seja com o emprego formal ou por meio do empreendedorismo. Entre os cursos ofertados estão os técnicos em: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, destaca que o MedioTec “é uma oportunidade para os alunos que, inicialmente, não optaram pela Educação Profissional, terem uma nova chance após um período de amadurecimento. A oferta possibilita que o aluno tenha uma formação do Ensino Médio aliada ao ensino técnico, abrindo mais perspectivas para o mundo do trabalho”, explica.

Inscrições – O processo seletivo inclui sorteio eletrônico, que ocorre no dia 24 de julho, no qual concorrerão todos os inscritos. Para alguns cursos do eixo tecnológico Produção Cultural e Designer, os primeiros classificados no sorteio eletrônico para o número de vagas ofertadas irão fazer um teste de habilidades específicas, no período de 26/7 a 2/08. No mesmo período está programada a matrícula e entrevistas (quando houver) para todos os cursos. Para tanto, os classificados devem se dirigir aos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhadas para os quais se inscreveram. É preciso levar o original do Histórico Escolar ou atestado escolar atualizado; originais e cópias da Cédula de Identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Fonte: ASCOM

 

Bolsa Família: Escolas têm até 30 de junho para o cadastro da frequência dos estudantes

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A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, convoca todas as escolas da capital e do interior para a realização do cadastro bimestral do registro da frequência escolar dos seus estudantes, referente ao período de abril a maio de 2017. Nesta segunda fase do calendário de acompanhamento, o prazo se encerra no dia 30 de junho (sexta-feira). A coleta da Condicionalidade da Educação é realizada pelo Sistema Presença do Ministério da Educação e tem como objetivo acompanhar a vida escolar do estudante pertencente de família beneficiária do Programa Bolsa Família.
“É necessário que todas as escolas do Estado – sejam elas federais, estaduais, municipais ou particulares – registrem no sistema a frequência escolar das crianças e adolescentes com faixa etária entre 6 a 17 anos, matriculadas na unidade. Considerando que as unidades devem informar, pelo menos, 85% da frequência das crianças de 6 a 15 anos de idade e 75% da frequência dos jovens de 16 e 17 anos”, explica o coordenador estadual do Programa Bolsa Família, Marcos Pinho. Ele ressalta que muitos municípios ainda não realizaram ou não concluíram o cadastro e isto implica na garantia de benefícios para a descentralização dos recursos para essas cidades.
As Condicionalidades no Programa Bolsa Família são instrumentos de promoção e fortalecimento da gestão intersetorial e garantias de qualidade do programa e do Cadastro Único. Corresponde a uma forma de medir a cobertura e o acompanhamento das condicionalidades da Educação e da Saúde, refletindo no desempenho de cada gestão municipal. Na Condicionalidade da Educação, o Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios (IGD-M) participa com 25%. É a partir desses índices que os valores são calculados e os recursos financeiros são repassados aos municípios diretamente do Fundo Nacional de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social, respectivamente.
Bolsa Família – Trata-se de um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Foi criado em outubro de 2003 e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, reunindo diversas iniciativas para permitir que as famílias deixem a extrema pobreza, com efetivo acesso a direitos básicos e a oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. A gestão do programa é descentralizada, ou seja, tanto a União, quanto os Estados, o Distrito Federal e os municípios têm atribuições em sua execução.
O Programa Bolsa Família –  previsto na Lei Federal nº 10.836/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/2004 – possui três eixos principais: complemento da renda, acesso a direitos e articulação com outras ações.  Todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo Governo Federal. Para isso, as famílias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que têm como objetivo reforçar o acesso à Educação, à Saúde e à Assistência Social, bem como a integração e a articulação de várias políticas sociais, a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza.
Fonte: ASCOM

Colégio Edgard Santos, realiza palestra com o Professor Dr. Jânio Roque, acerca da temática Cultura Junina

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No dia 14/06/2017, aconteceu no Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira, uma palestra com o professor Dr. Jânio Roque Barros de Castro, acerca da temática Cultura Junina. A atividade fez parte da abertura do projeto Caravana do Forró, cujo tema desse ano é Literatura e Problemas Sociais, com culminância dia 20/06, através de apresentações de cordéis relacionados a diversos livros que os alunos realizaram a leitura e dia 21/06, caminhada por ruas da cidade enfatizando a ideia da Caravana do Forró.

Na oportunidade, o professor Jânio Roque realizou uma conceituação de Cultura Junina, bem como, elucidou as principais características vinculadas a temática. Também, respondeu as ótimas perguntas elaboradas pelos estudantes, as quais versaram sobre diversos aspectos: a origem das comidas, bebidas e roupas juninas, por que é comum tocar fogos nesse período, a origem das quadrilhas, como surgiu a tradição das pessoas saírem de casa em casa nos dias 23 e 24 de junho, as diferenças entre os tipos forró pé de serra, universitário e eletrônico e como se explica elevação das festas juninas nas cidades e sua consequente diminuição no campo.

Castro, ainda enfatizou que o São João não acabou, as tradições juninas continuam vivas, porém sofrem ressignificações a cada época. Na atualidade existe uma espetacularização dessas festas – massificação e uma concepção midiática, quando em algumas cidades se atribui uma elevada concepção mercadológica para as festividades desse período. Alertou para a necessidade de se valorizar os artistas locais durante os shows das festas juninas e que pela ótica acadêmica devemos observar as identidades que permeiam essa vertente da cultura brasileira, levando em consideração cinco dimensões espaciais dessas festas: a casa, a rua, a praça, as arenas privadas e o deslocamento transregional.

Jânio Roque Barros de Castro, possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Mestrado em Geografia e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus V, Santo Antônio de Jesus e Coordenador do Colegiado de Geografia do DCH – UNEB – Campus V. Orienta dissertações de Mestrado, pesquisas de iniciação científica  e monografia de graduação. Chegou a desenvolver no extinto CECOM e no CEPES a função de professor da educação básica na década de 1990. É autor do livro: Da Casa à Praça Pública – espetacularização das festas juninas no espaço urbano – EDUFBA, 2012, além de diversos artigos publicados nacionalmente e no exterior.
Também, durante a atividade aconteceu uma brilhante apresentação do quarteto do forró, formado por alunos do CEPES (Jonatas, Ronaldo, Emerson e Cinho).
“Parabenizamos os professores(as), alunos(as), funcionários(as) e a direção da escola pela realização dessa relevante atividade, bem como, agradecemos ao professor Jânio Roque pela extraordinária palestra, demonstrando o valor histórico e cultural das festas juninas”, salientou o professor Borges.

Postado por ASCOM- NTE 21

Fonte:

Municípios podem realizar adesão ao Programa Saúde na Escola

 
Os municípios podem realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), até o dia 14 de junho, no endereço egestorab.saude.gov.br. O programa terá duração de 24 meses e vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal). Para a inscrição, os gestores responsáveis pelas secretarias municipais de educação devem indicar as escolas para a participação seguindo critérios, como as condições de vulnerabilidade dos estudantes.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde, Fabio Barbosa, da Secretaria da Educação do Estado, fala da importância da adesão dos municípios ao programa. “Considerando que a proposta do PSE vem na perspectiva da articulação entre políticas públicas, a adesão do município é o primeiro passo para as práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças, adolescentes, jovens e adultos”, destaca.
 O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, regido pela Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, na qual a articulação, principalmente, dos setores da educação e da saúde, é indispensável para efetividade das ações. O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.

Educadores e gestores escolares têm até o dia 30/04 para participar do Formacenso

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores das unidades escolares da rede estadual de ensino têm até o dia 30 de abril para participar do Censo da Formação dos Profissionais da Educação Básica (Formacenso). A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), busca valorizar os profissionais da educação básica, promovendo uma consulta sobre o interesse de participação em processos de formação, com o objetivo de subsidiar a oferta de cursos a serem realizados pelo IAT. O formulário será online e está disponível no endereço formacenso.educacao.ba.gov.br

De acordo com o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, o Formacenso é o primeiro passo para a execução do Plano de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, proposto pelo Instituto em articulação com a Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped). “Precisamos ter um levantamento da real necessidade da rede estadual e, também, dos desejos dos educadores e gestores para o seu plano de carreira. Com a demanda dos profissionais nas mãos, podemos planejar e ofertar cursos de formação continuada”, afirmou Severiano.

 

A diretora de Formação e Experimentação Educacional, Daday Sales, ressaltou a importância do Formacenso para o processo formativo dos educadores. “Para as ofertas de formação continuada é preciso considerar a formação, a atuação e o interesse dos profissionais que serão atendidos. Com o Formacenso, teremos essas informações atualizadas, o que nos dará melhores condições de planejar a atualização da formação acadêmica, aperfeiçoamento profissional e pedagógico. A Secretaria, por meio do IAT, poderá, dessa forma, promover ofertas que vão ao encontro das expectativas e das necessidades de formação continuada de sua rede e são significativas para os seus profissionais, na perspectiva de assim melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”, disse Daday.

Plano de Formação dos Profissionais da Educação

O Plano de Formação tem como objetivo contribuir com o cumprimento da meta 16 dos planos nacional e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica. O Plano de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica contempla três programas, interdependente e complementares: o de Formação e Desenvolvimento dos profissionais da educação, o de Tecnologias e Mídias Educacionais e o de Pesquisa Inovação Pedagógica, todos desenvolvidos pelo Instituto Anísio Teixeira.

Governo inaugura laboratórios e quadra esportiva em Colégio de Santo Antônio de Jesus

 

A comunidade escolar do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado em Santo Antônio de Jesus (109 km de Salvador), comemora a inauguração de cinco laboratórios e uma nova quadra esportiva, nesta sexta-feira (31), com a presença do governador Rui Costa. A unidade de ensino, que possui 2.160 estudantes matriculados nos três turnos, oferta o Ensino Médio regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional, com os cursos técnicos de nível médio em Comércio, Contabilidade, Finanças e Secretariado.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Netto, que representou o secretário Walter Pinheiro na inauguração, fala da importância dos laboratórios para a formação dos estudantes. “Eles são essenciais, pois colocam os estudantes de nível médio em um contato maior com atividades laborais que ajudam na aprendizagem cognitiva. Já os estudantes dos cursos técnicos têm a oportunidade de praticar as atividades que são inerentes ao exercício profissional e que também ampliam a capacidade cognitiva devido à multidisciplinaridade. Além disso, esses cinco laboratórios podem servir à comunidade”, ressalta.

Os laboratórios, instalados no anexo do colégio, são temáticos e climatizados. O laboratório de Informática tem 20 computadores com acesso à internet e rede WI-FI e o de Química possui bancada, microscópios, fogareiro, balança de precisão, estufa e chuveiro de emergência. Os laboratórios de Física e Matemática são equipados com jogos matemáticos e outros utensílios específicos e o de Biologia conta com microscópios, pia, lupa, tubos de ensaios e aquecedores. Outro desataque é o Escritório Júnior, que será utilizado pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio.

Além dos laboratórios, também foi inaugurada uma segunda quadra esportiva, ampliando os espaços voltados para as práticas de diferentes esportes. A escola tem 28 salas de aula, biblioteca, sala multifuncional, refeitório, cozinha, auditório, área verde e banheiros, sendo que alguns são adaptados para o acesso de pessoas com necessidades especiais.

Os estudantes dizem que os equipamentos irão melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. “Vai ser muito bom poder utilizar o laboratório de Informática e o Escritório Júnior porque colocaremos em prática os conteúdos do curso técnico”, comenta Valter Ney de Lima Júnior, 18, que faz o curso técnico em Comércio. Já o estudante Silvano de Sousa Santos, 17, do 1º ano do Ensino Médio, está ansioso para as novas experiências. “Nestes laboratórios específicos vamos fazer diversas experiências e pesquisas científicas que nos ajudarão muito no nosso aprendizado das disciplinas”, acredita.

A professora de Biologia Andréia do Vale Reis comemora os investimentos. “Estes laboratórios são de extrema importância para que os estudantes ampliem seus conhecimentos. Vamos intensificar as aulas práticas com a utilização dos instrumentos apropriados, a exemplo de microscópios”, explica a educadora. A diretora Joelma de Queiroz Nunes acrescenta que “nesses ambientes, professores e estudantes poderão ampliar suas habilidades e competências e fazer delas um processo permanente de ensino e de aprendizagem”.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA e Divulgação

Encerradas as inscrições no Programa Mais Futuro

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17759755_1838620773025372_307025920997956674_nO Programa Mais Futuro recebeu inscrições de 5.763 estudantes das universidades estaduais (UESC, UEFS, UESB e UNEB), até o encerramento do prazo, às 23h59 deste domingo (2/04), para auxílio-permanência e estágio. O programa é direcionado a estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica e tem o objetivo de garantir a permanência e a conclusão das suas graduações. Agora, as quatro universidades irão conferir a documentação dos alunos cadastrados, referente aos requisitos necessários para enquadramento no perfil do programa.
O prazo das inscrições era até a última sexta-feira (31/03), porém o governador Rui Costa anunciou a prorrogação até domingo, em sua página oficial no Facebook. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, faz uma avaliação do processo. “O número de inscritos reforça a grandeza desta política pública inclusiva. O governo do Estado tem a Educação como uma prioridade. Nosso objetivo é preparar os estudantes para o futuro. Este programa é uma iniciativa importante para assegurar que aquele estudante mais carente permaneça na universidade até o fim do curso”, destaca.
São ofertados estágio e auxílio permanência para estudantes de baixa renda participantes do CadÚnico. O auxílio varia de R$ 300 a R$ 600 mensais. Do total de inscritos, 2.888 foram para auxílio destinado a universitários que estudam a até 100 quilômetros da sua cidade de origem. Outros 1.659 foram inscritos na modalidade destinada àqueles que moram em cidades a mais de 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados. Além disso, 302 estudantes se inscreveram na modalidade complementar, ofertada para aqueles que já recebem outra bolsa federal ou estadual. Estando no perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso.
Outros 914 estudantes foram para as vagas de estágio. No total, a UNEB foi a que registrou maior demanda, com 2.555 inscritos, seguida pela UESC, com 1.490; pela UEFS, com 909 inscritos, e a UESB, com 814 inscritos.

#EditaisSetoriais: Projeto formará 40 mediadores de leitura na região de Santo Amaro

Foto: Banco de Imagens

Foto: Banco de Imagens

Com o propósito de formar 40 jovens do Recôncavo baiano para desenvolver atividades de mediação de leitura em escolas, hospitais, bibliotecas e espaços culturais nas cidades de Santo Amaro, Cachoeira, Saubara e São Francisco do Conde, o projeto “OXE: Oficinas de criação, medição e leitura” foi aprovado pelo Edital Setorial de Leitura 2016, coordenado pela Fundação Pedro Calmon/ SecultBA.

Serão mais de 100 horas onde práticas de mediação leitora, envolvendo círculo de leitura, criação e performances literárias serão desenvolvidas. Os textos a serem lidos e apreciados pertencem à literatura baiana contemporânea, produzidos a partir da década de 70 até os dias atuais. As atividades acontecerão em duas partes: formação e ações de mediação leitora.

Programação

Na primeira parte, em março e abril, acontecerá o círculo de leitura. Em seguida, de maio a julho, as oficinas de criação literária. A terceira etapa acontecerá em agosto e setembro, quando serão realizadas oficinas de mediação. As atividades acontecerão no Centro de Cultura da Academia de Letras de Santo Amaro (ALSA).

O coordenador do projeto, Igor Rossoni, fala sobre os preparativos do projeto: “estamos divulgando as oficinas com folders, cartazes e carros de som pela cidade, e já recebemos mais de 30 inscrições. Também estão sendo realizadas visitas pessoais em várias escolas a fim de divulgar os eventos. O público alvo principal é constituído de jovens a partir de 14 anos de Santo Amaro e região”.

Folia Literária – O lançamento oficial do projeto, a Folia Literária, acontecerá nesta sexta-feira (17), às 17h, na Praça da Purificação em Santo Amaro. Na ocasião haverá sarau com o Coletivo Artístico CECULT, participações musicais, teatrais e literárias, além de projeções de videomapping – técnica que projeta vídeos em objetos ou superfícies irregulares, como fachadas de prédios.

O projeto ocorre com apoio da ALSA, das secretarias de Educação e de Obras do município, parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA-Santo Amaro) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além de artistas locais como Roberto Mendes e Marcio Valverde, poetas e intérpretes que participarão do lançamento do projeto.

Inscrições – As inscrições são realizadas no site www.santomaro.ifba.edu.br, ou pelo fb.com/portaloxe, onde se encontra disponível a ficha de inscrição. O cronograma do curso, que é totalmente gratuito, será divulgado junto à lista de inscritos no dia do lançamento oficial do projeto. Mais informações através do e-mail oficinaoxe@gmail.com ou pelo telefone 75 3241-0845.

Governo convoca mais 3.655 jovens para o mercado de trabalho

Seminario de acolhimento 1º emprego na educação Foto: Elói Corrêa/GOVBAO Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, convoca mais 3.655 egressos dos cursos técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (14), por meio das suas redes sociais. A lista dos convocados está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (15).
Os beneficiários atenderão a demanda de nove secretarias, quatro universidades estaduais, um instituto e uma empresa pública. Os jovens devem comparecer entre os dias 15 e 24 de março às unidades do SineBahia de sua cidade ou do município mais próximo, com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social e CPF. Quem não atender à convocação no prazo determinado perderá o direito à vaga.

VEJA A LISTA DE CONVOCAÇÃO
Lançado em novembro do ano passado, o Programa Primeiro Emprego tem como meta preencher, apenas no setor público, 4,5 mil vagas até novembro de 2017 e outras 4,5 mil até novembro de 2018. Ao conquistar a vaga, intermediada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os egressos terão carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos.

 

Fonte: Ascom Educação

Prorrogadas inscrições para processo seletivo na Educação

6_3A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou, para o dia 13 de março, o período de inscrições para o processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para as funções de professor da Educação Profissional e de preceptor de estágio de Enfermagem das unidades escolares da rede estadual, conforme edital nº 006/2017.

Também foi prorrogado o prazo para a mesma data (13/3), da inscrição para o processo seletivo, via REDA, para as funções de apoio administrativo, técnico pedagógico a discentes com deficiência das unidades escolares, relacionadas ao edital Nº 007/2017. Foi igualmente prorrogado até o dia 13/03, o prazo de inscrição do processo seletivo, via REDA, para a função de professor para vagas temporárias decorrentes dos afastamentos dos professores titulares das unidades escolares, conforme o edital nº 008/2017.

Das vagas
São ofertadas 519 vagas destinadas a professores da Educação Profissional e Tecnológica e 211 vagas iniciais para professor substituto da Educação Básica. São mais 157 vagas para preceptor de estágio de Enfermagem das unidades da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual e mais 655 vagas da Educação Especial, destinadas a Técnicos de Atendimento Educacional Especializado, Tradutor/Intérprete de Libras, Cuidador Educacional, Braillista e Instrutor de Libras.

Clique aqui para acessar o edital e fazer as inscrições