Governo inaugura laboratórios e quadra esportiva em Colégio de Santo Antônio de Jesus

 

A comunidade escolar do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado em Santo Antônio de Jesus (109 km de Salvador), comemora a inauguração de cinco laboratórios e uma nova quadra esportiva, nesta sexta-feira (31), com a presença do governador Rui Costa. A unidade de ensino, que possui 2.160 estudantes matriculados nos três turnos, oferta o Ensino Médio regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional, com os cursos técnicos de nível médio em Comércio, Contabilidade, Finanças e Secretariado.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Netto, que representou o secretário Walter Pinheiro na inauguração, fala da importância dos laboratórios para a formação dos estudantes. “Eles são essenciais, pois colocam os estudantes de nível médio em um contato maior com atividades laborais que ajudam na aprendizagem cognitiva. Já os estudantes dos cursos técnicos têm a oportunidade de praticar as atividades que são inerentes ao exercício profissional e que também ampliam a capacidade cognitiva devido à multidisciplinaridade. Além disso, esses cinco laboratórios podem servir à comunidade”, ressalta.

Os laboratórios, instalados no anexo do colégio, são temáticos e climatizados. O laboratório de Informática tem 20 computadores com acesso à internet e rede WI-FI e o de Química possui bancada, microscópios, fogareiro, balança de precisão, estufa e chuveiro de emergência. Os laboratórios de Física e Matemática são equipados com jogos matemáticos e outros utensílios específicos e o de Biologia conta com microscópios, pia, lupa, tubos de ensaios e aquecedores. Outro desataque é o Escritório Júnior, que será utilizado pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio.

Além dos laboratórios, também foi inaugurada uma segunda quadra esportiva, ampliando os espaços voltados para as práticas de diferentes esportes. A escola tem 28 salas de aula, biblioteca, sala multifuncional, refeitório, cozinha, auditório, área verde e banheiros, sendo que alguns são adaptados para o acesso de pessoas com necessidades especiais.

Os estudantes dizem que os equipamentos irão melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. “Vai ser muito bom poder utilizar o laboratório de Informática e o Escritório Júnior porque colocaremos em prática os conteúdos do curso técnico”, comenta Valter Ney de Lima Júnior, 18, que faz o curso técnico em Comércio. Já o estudante Silvano de Sousa Santos, 17, do 1º ano do Ensino Médio, está ansioso para as novas experiências. “Nestes laboratórios específicos vamos fazer diversas experiências e pesquisas científicas que nos ajudarão muito no nosso aprendizado das disciplinas”, acredita.

A professora de Biologia Andréia do Vale Reis comemora os investimentos. “Estes laboratórios são de extrema importância para que os estudantes ampliem seus conhecimentos. Vamos intensificar as aulas práticas com a utilização dos instrumentos apropriados, a exemplo de microscópios”, explica a educadora. A diretora Joelma de Queiroz Nunes acrescenta que “nesses ambientes, professores e estudantes poderão ampliar suas habilidades e competências e fazer delas um processo permanente de ensino e de aprendizagem”.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA e Divulgação