Estudantes de Cruz das Almas criam receitas sustentáveis com cascas de frutas

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Recôncavo II, em Cruz das Almas, a 146km de Salvador, criaram um projeto para adaptar o cardápio da unidade escolar aos novos hábitos e paladar dos estudantes, contribuindo para uma alimentação mais prazerosa e sem perder o foco na saúde. Para isto, eles realizaram uma pesquisa e sugeriram 15 receitas sustentáveis, que aproveitam produtos que seriam jogados fora, como as cascas da banana e do maracujá. Rec+¦ncavo II - 8

A professora Tânia Silveira, orientadora do projeto, explica que a atividade incluiu um levantamento sobre o estado de saúde dos estudantes, o que levou à identificação de problemas como hipertensão arterial, diabetes e intolerância a lactose e ao glúteo. “Uma das etapas do projeto envolveu o levantamento fotográfico do que os estudantes deixavam no prato e que poderíamos reutilizar pensando na saúde deles, foi o caso da casca de banana e do maracujá, que foram aproveitadas para novas receitas. Além disso, foi feito todo um trabalho de sensibilização sobre a importância do consumo consciente da alimentação escolar de modo a evitar o desperdício”, afirmou a professora.

Até uma cartilha foi elaborada para contribuir com um cardápio mais diversificado. “Inicialmente distribuímos uma cartilha para os estudantes com as receitas, mas o objetivo é colocarmos em um portal para que todos tenham acesso. Outra novidade é a implementação das receitas mais aceitas, como a geleia de casca de maracujá, o bolo da casca da banana e o bolo de banana sem açúcar no cardápio do CETEP no próximo ano”, relatou a estudante do 3º ano, Juliana Nascimento.

Seu colega de equipe, Rian Jesus, também 3º ano em Nutrição e Dietética, fala como foi a escolhida das novas receitas. “Fizemos uma avaliação sensorial com alguns produtos, testando sabores e texturas com alguns estudantes. A partir daí, pudemos bolar e pesquisar receitas que tivessem uma maior aceitação dos alunos. Foi bem gratificante perceber que tivemos uma ótima aceitação, também comprovada no 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado em novembro, em Salvador, onde tivemos pessoas de todo o estado elogiando nossas receitas, entre eles, o secretário Walter Pinheiro”, diz orgulhoso. Ainda completa a equipe a estudante Beatriz Borba.

Confira abaixo a receita da Geleia de Casca de Maracujá:

Ingredientes:

- 1 xícara de casca de maracujá cozida;

- ½ xícara de suco de maracujá;

- ½ xícara de açúcar.

Modo de preparo

- Junte as cascas, deixando só a parte branca;

- Cozinhe por 20 minutos, quando estiverem amolecidas. Escorra a água e meça a quantidade de polpa;

- Coloque no liquidificador. Para cada xícara de polpa, junte ½ xícara de suco e ½ de açúcar, bata os ingredientes e leve ao fogo até dar o ponto de geleia.

Fotos: Divulgação