Rede estadual de ensino realiza matrícula para o ano letivo 2019

A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019 foi iniciada nesta terça-feira (22) e prossegue até o dia 29 de janeiro, em todo o Estado. Este primeiro dia foi direcionado para a transferência de estudantes da rede com frequência regular em 2018. As aulas para o ano letivo 2019 começarão no dia 11 de fevereiro e seguem até 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

O procedimento da matrícula é todo informatizado e pode ser feito de forma presencial, em qualquer unidade de ensino da rede estadual, ou pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), para os estudantes em Salvador e mais 59 cidades do interior (veja lista abaixo). Para fazer a matrícula, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.

A estudante Nicole Marinho, 15, que irá cursar o 1º ano no Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, fez questão de acompanhar a sua mãe Jucélia Marinho, na escola. “Tenho referência de alguns amigos que estudam aqui e falam muito bem do ensino e da estrutura, por isso escolhi estudar aqui. Já estou ansiosa para participar dos projetos e atividades, a exemplo da gincana do colégio”, revelou. Já dona Margarida destacou a tranquilidade do processo e da satisfação de matricular a filha em uma escola perto de casa. “Por morarmos no bairro da Boca do Rio, a escola mais perto e com uma boa localização é esta. Estou muito satisfeita por conseguir matricular minha filha aqui”, afirmou.

Segundo o diretor da unidade escolar, Elísio Souza Santos, o ano letivo será de muitas novidades para os estudantes. “A novidade deste ano será uma maior participação e contribuição dos pais e estudantes na elaboração dos itinerários formativos do novo Ensino Médio. Além disso, continuaremos com os projetos de leitura, oficinas de redação, aulões para o ENEM, reforço da Matemática aos sábados para os estudantes do 1ª ano e demais projetos estruturantes”, destacou o gestor.

No Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o processo de matrícula também ocorreu de forma rápida e tranquila. Foi o que contou Célia Brito, que foi transferir o filho Felipe Brito Cerqueira, 17. “Moramos no bairro de Sussuarana e, para ficar mais perto de casa, resolvi matricular ele no Colégio Estadual Ruth Pacheco e foi muito tranquilo. Agora, só tenho que entregar os documentos na outra escola”, afirmou ao destacar o fato de a matrícula poder ser feita em qualquer escola, mesmo não sendo aquela em que o aluno irá estudar.

Dona Valdete Maria de Freitas disse que escolheu o Bolivar Santana por conta da comunidade e referência no ensino. “Meu filho estudava no Colégio Estadual Angelita Professora Angelita Moreno, no bairro do Imbuí, e ficava contramão para ele se deslocar, pois moramos no Novo Horizonte e ele pode ir até andando para a escola se quiser, porque é bem perto. Outra questão é que as minhas amigas têm filhos que estudam aqui e que falam muito bem do colégio”, comentou, com a matrícula concluída.

Cronograma de matrícula

- Quarta (23) e na quinta (24) – Concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios, conforme lista abaixo e disponível no Portal da Educação.

- Sexta-feira (25) – Novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual.

- Segunda (28) e a terça (29) – Alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Quinta-feira (31) – Confirmação de matrícula para os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro. Os pais ou responsáveis deverão comparecer à unidade escolar indicad26.11 Renovação de Matricula - Foto Claudionor Jr (6)a no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da

documentação exigida para a consolidação do processo.

Matrícula pela INTERNET

Concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – Salvador