Estado nomeia novos coordenadores pedagógicos aprovados no concurso da Educação

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), publica nesta sexta-feira (1°), no Diário Oficial do Estado (DOE), a nomeação de 400 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso para a rede estadual de ensino da Bahia.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nas redes sociais na última terça-feira (29), como cumprimento do compromisso firmado pela administração estadual aos candidatos convocados pelo certame. A nomeação deste novo quantitativo observa o disposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), considerando que os gastos do Estado com pessoal, apurados recentemente, estão abaixo do limite prudencial de 46,17%.

O senador Walter Pinheiro, que esteve à frente da gestão da Secretaria da Educação quando o concurso foi lançado, destaca a importância desta convocação. “A nomeação destes profissionais comprova a prioridade que o Governo da Bahia tem dado à Educação, uma vez que com isso todas as escolas da rede estadual passarão a contar com uma coordenação pedagógica, o que vai fortalecer ainda mais o eixo mais importante da rede estadual que é o pedagógico”.

Nomeação dos Professores - foto. Josenildo Almeida (1222)

Lançado em novembro de 2017, o concurso ofertou 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. O concurso recebeu 103,5 mil inscritos, com mais de 41 mil habilitados. A primeira nomeação, publicada em 16 de janeiro deste ano, contemplou 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos. Os 400 coordenadores pedagógicos nomeados nesta sexta-feira (1°) serão distribuídos entre 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), de acordo com a ordem de classificação.