Segundo dia de matrícula para alunos novos na rede estadual de ensino envolve 134 municípios conforme calendário da SEC

O segundo dia de matrícula da rede estadual de ensino para alunos novos envolve 134 municípios de sete Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A matrícula para o ano letivo 2020/21 segue até 14 de abril. De acordo com o cronograma, até esta quinta-feira (25), o processo será voltado para alunos novos egressos de escolas municipais. Já os da rede privada começaram a ser matriculados a partir desta quarta-feira (24).

A matrícula pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC DIGITAL (disponível gratuitamente nos sistemas ANDROID e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada diretamente na escola, com horários agendados por telefone, adotando todos os protocolos sanitários durante o atendimento.

A matrícula está ocorrendo por blocos de municípios que fazem parte dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021). O primeiro bloco, iniciado terça (23) e que segue até esta quinta-feira (25), contempla os seguintes NTEs: Irecê (NTE 01), Bom Jesus da Lapa (NTE 02), Seabra (NTE 03), Serrinha (NTE 04), Itabuna (NTE 05), Valença (NTE 06) e Itapetinga (NTE 08). Dentre as cidades, destacam-se: Almadina, Macaúbas, Itabuna, Mucugê, Tucano, Taperoá, Jussarí, Rio de Contas, Itaetê, Piatã, Xique-xique, Gandu e Iguaí, entre outras.

A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, será de 23 a 25 de março. Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será no dia 25 e para o Ensino Médio, nos dias 24 e 25.

Em Bom Jesus da Lapa, a estudante Anny Aparecida Lopes, 15, que estudava na rede privada, no Centro Integrado de Ensino Continuado (CIEC), já fez a sua matrícula de forma on-line, sem precisar sair de casa, no 1º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. “É necessário ter a matrícula on-line, principalmente no momento em que estamos e precisamos ficar em casa. O processo de matrícula é super rápido, muito seguro e, o melhor de tudo, muito fácil de realizar”, afirmou.

Sobre a expectativa para o ano letivo, Anny disse que está animada. “Já tive contato com o ensino remoto no ano passado e tive facilidade em me adaptar. Podemos ter aula no conforto da nossa casa, sem a necessidade de nos deslocarmos. Estamos tendo contato com as tecnologias e aprendemos como usá-las, já que está sendo de muita importância nos dias de hoje. Além disso, é muito bom ter novas experiências e desafios”.

Matrícula on-line – Para se cadastrar no SAC Digital, é simples. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher e fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Saiba mais: www.educacao.ba.gov.br

Foto: Divulgação